• topo1
  • topo2
  • http://wowslider.com/
  • topo4
topo11 topo22 topo33 topo44
image slider by WOWSlider.com v8.7

  03 - Símbolos Municipais
 

Brasão e Bandeira do Município de Senador Amaral

  • Brasão:

O Brasão de Armas do Município de Senador Amaral, de autoria do heraldista e vê xilólogo, Dr. Lauro Ribeiro Escobar, assim se descrever: escudo ibérico, de goles, com um leão empunhando na destra um feixe de três flechas acompanhado de duas cruzes páteas, tudo de ouro e contra chefe endentado do mesmo, carregado de uma faixeta ondada de blau, o escudo é encimado de coroa mural de prata, de oito torres, suas portas abertas de sable, tem como suporte, a destra, um morangueiro folhado e frutado e á sinistra uma roseira folhada e florida, tudo ao natural, listel de goles, com topônimo “Senador Amaral”, de ouro.

O Brasão de armas ora instituído, tem a seguinte interpretação:

I.  O escudo ibérico era usado em Portugal á época do descobrimento do Brasil e sua adoção evoca os primeiros colonizadores e desbravadores da nossa Pátria.

II.  A cor goles (vermelha) do campo de escudo, tem o significado heráldico de audácia, valor, galhardia, intrepidez, magnanimidade, honra, nobreza conspícua, assinalado os atributos e os esforços dos pioneiros colonizadores da região, cujo espirito de sacrifício, enfrentando as dificuldades proporcionadas pelo sertão, legou a seus pósteros nosso Município.          

III.  O Leão é símbolo de força, grandeza, coragem, magnanimidade e nobreza, sendo o mais nobre dos animais do brasão, e se vê no brasão de armas da família Borges, rememorando os doadores das terras para construção da igreja dedicada a São Sebastião, marco da fixação do homem ao local, onde surgiu o modesto lugarejo, denominado São Sebastião dos Campos da Lagoa Grande, depois São Sebastião dos Campos, e atualmente, Senador Amaral.

IV.  O Feixe de três flechas empunhado pelo leão, constitui empunha pelo leão, constitui o instrumento de martírio do Santo Padroeiro do Municipio, lembrando, ainda, o marco da fundação do povoado, esse simbolismo é sublinhado pelas duas cruzes páteas, que representam a fé cristã e evocativo histórico da igreja de São Sebastião e da primeira missa, celebrada em 01 de outubro de 1989.

V.  O contra chefe (parte inferior do escudo) endentado (dotado de dentes em forma de serra) indica o relevo acidentado onde se situa o município e a faixeta ondada de blau (azul) é emblema heráldico dos cursos de aguas, a demonstrar que Município de Senador Amaral tem o privilegio de possuir abundantes recursos hídricos, com nascentes, cachoeiras, rios e córregos, que, além de irrigar lhe as terras ubérrimas, contribuem sobremaneira para embelezar a região, tomando-a propicia ao lazer e ao turismo.

VI.  A cor blau (azul) tem o significado de justiça, formosura, nobreza, perseverança, zelo, lealdade, doçura, recreação, firmeza incorruptível, gloria, virtude, dignidade e constância, é a representação das virtudes de administradores e munícipes e alusão às belezas naturais do município.

VII.  O metal ouro simboliza as riquezas, esplendor, generosidade, nobreza, gloria, poder, força, fé, prosperidade e clemência, demonstra o objetivo dos munícipes de dar a seu torrão natal a prosperidade e a gloria, pelo esforço continuado e depondo irrestrita fé no criador.

VIII.  A coroa mural é símbolo de emancipação politica, e, de prata, com oito torres, das quais unicamente cinco estão aparentes, constitui a reserva ás cidades, as portas abertas de sable (preto), proclamam o caráter hospitaleiro do povo de Senador Amaral.

IX.  O morangueiro e a roseira, posto á dextra e á sinistra do escudo, atestam a fertilidade das terras generosas de Senador Amaral, apontando as lides do campo como fato importante na economia municipal.

X.  No listel de goles (vermelho), em letras de ouro, topônimo “Senador Amaral”, identifica o Município.

  • Bandeira Municipal

A Bandeira municipal de Senador Amaral, de autoria do heraldista e vê xilólogo, Dr. Lauro Ribeiro Escobar, assim se descreve: retangular, de vermelho com uma cruz firmada de amarelo, tendo brocam-te sobre o cruzamento de seus ramos um circulo de amarelo carregando do Brasão de Armas.

A cruz é símbolo de fé e evocativo do sentimento que deu lugar á ereção da igreja em louvor a São Sebastião, quando não ampliar suas conquistas e o desenvolvimento do Município.  

  • O Brasão e Bandeira, criados pela Lei Municipal nº 0077 de 23 de Abril de 1996, pelo então prefeito da época, Sr. José Nilton de Almeida, chefe do Executivo Municipal, sancionou a Lei de sua iniciativa, criando oficialmente, a imutável “Simbologia Heráldica Iconográfica da História do Município de Senador Amaral”, aprovada por unanimidade pela Câmara Municipal de Vereadores.


 


 
Câmara Municipal de Senador Amaral-MG

Rua: José Jacinto, 10 - Centro - Senador Amaral-MG - CEP: 37615-000
(35)3437-1124
camara@camarasenadoramaral.mg.gov.br

Versão 3.0